sábado, 11 de julho de 2009

Sanfona... ou Acordeon?


Acho que essa dúvida não é só minha. Uns falam que a diferença está só no nome, outros falam que a diferença é no som do fole e tal... Bom, eu pesquisei MUITO e resolvi esclarecer para vocês a diferença entre a Sanfona e o Acordeon. Vários resultados na internet ofereceram informações divergentes, mas vou postar aqui os dados apresentados pela maioria (acho que são os mais sólidos). E, para isso, vou apresentar também a vocês (imagino que a maioria não conheça) um "novo" instrumento: a CONCERTINA ! Vamos lá!

Acordeon

o acordeon é composto por um fole e duas paletas que o comprimem, forçando o ar para que saia o som. Não há diferença sonora no ato de abrir ou fechar esse fole. Pode ser de dois tipos: de teclado, ou de botão.







Sanfona

A sanfona original é composta por uma corda friccionada por uma roda com resina, que dá seu som característico, um zumbido. Também são componentes da sanfona uma manivela e um teclado. O som se assemelha ao de um violino e de uma gaita-de-fole (Não vou descrever essa. Joque no google e verá algo muito complexo! hahaha).




Concertina

A concertina tem o visual exatamente igual ao acordeon de botões, e por isso, é chamada também de Acordeon Diatônico. Diatônico porque, ao abrir e fechar o fole, o efeito sonoro é diferente.





E Agora ?
Muitos chamam de sanfona o acordeon de botões, e até dizem que o acordeon é apenas o instrumento de fole composto por teclado, e a sanfona, o de botões. Se você fizer uma pesquisa de imagens no google e digitar 'sanfona' comprovará isso, e mais: verá também imagens do acordeon de teclados! Que confusão! Relembrando uma partezinha que eu falei lá em cima, tem gente que acha que sanfona é uma concertina de teclados. Aí embolou tudo ! euaheuahe Bem, acho que deu pra dar uma esclarecida pelo menos. Para nós forrozeiros, sanfona é acordeon de teclados. Ao meu amigo Higor, que estava teimando comigo, acho que ganhei! hahaha! Segue um video que ele me enviou, de duas moças: uma com acordeon de teclados e outra com acordeon de botões. beijos !

8 comentários:

  1. Amigaa adoreeeei seu bloog
    ta lindooo..nem revela o quanto vc é forrozeira mas td bem..um dia vc chega la hauhauha =D

    adoooro
    Bejinho

    ResponderExcluir
  2. acordeon tem teclas...
    sanfona tem botões...
    \o/
    o google ta errado! =O
    só pode... eu falei com um dos melhores acordeonistas desse nosso país que já rodou o mundo e ele me falo isso! ele mentiu pra mim!?! :,(
    ashuahsuhuashhuahsuas
    boa alice
    PS* vc é chata! ¬¬"
    ashhsas

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Brasil errando as coisas denovo , pegaram o nome de um instrumento com som parecido e colocaram como acordeon
    ps. procurem Zanfona (nome original da sanfona sem o "aportuguesamento") vão ver que não tem muito haver uma coisa com a outra .
    bom post alice ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu também não sabia a diferença, mas a concertina eu conhecia, é mto tocada em Santa Tereza pelos descendentes de italianos, ela parece ser menor do que o acordeon e a sanfona. A e otra coisa, o blog não faz mto o meu estilo, mas tah super fofooooo, igual a dona! :D

    ResponderExcluir
  6. É, essa deve ser uma pergunta que muuuuitos se fazem mesmo. E seu blog ta lindo,abigããã!

    ResponderExcluir
  7. Sou nordestino toco sanfona a mais 10 anos, e digo a vocês que sanfona e acordeon são o mesmo instrumento sendo que:

    Sanfona é o nome mais comum em todo o país. Principalmente por que traz em germe a referência aos ritmos do Nordeste do país imortalizados pelo grande mestre Luiz Gonzaga, sem dúvida o maior nome da sanfona na música popular Brasileira. Quem toca sanfona e sanfoneiro.

    Acordeon é o nome mais "letrado" usado no Sudeste do país, principalmente Rio e São Paulo, ou por músicos que de formação mais erudita. Quem toca acordeon é o acordeonista.

    Obrigado!
    Msn:saulofrancys@hotmail.com

    ResponderExcluir